Enunciados de questões e informações de concursos
Uma proposição é uma frase que pode ser julgada como verdadeira — V — ou falsa — F —, mas não como V e F simultaneamente.
Um raciocínio lógico é uma seqüência de proposições, e é denominado raciocínio lógico correto quando, considerando como V algumas das proposições da seqüência — denominadas premissas —, e por conseqüência dessa veracidade, as demais proposições da seqüência — denominadas conclusões —, também são V.
Proposições são freqüentemente simbolizadas por letras maiúsculas do alfabeto: A, B, C etc. Uma proposição da forma “se A, então B” é simbolizada por A → B e tem valor lógico F quando A é V e B é F, e nos demais casos é V. Uma proposição da forma “A ou B” é simbolizada por A V B e tem valor lógico F quando A e B são F, nos demais casos é V.
Considere como premissas as proposições abaixo, que foram construídas a partir de alguns artigos do Código Municipal de Posturas da Prefeitura Municipal de Teresina:
A: Todos os estabelecimentos comerciais devem dispor de lixeira para uso público.
B: Todo proprietário de estabelecimento comercial é responsável pela manutenção da ordem no estabelecimento.
C: Se Mário é o proprietário do terreno, então Mário é o responsável pelo escoamento das águas pluviais que atingirem o terreno.
D: João tem mais de 18 anos ou João não pode comprar bebidas alcoólicas.
Considerando como V as proposições A, B, C e D e, com base nas definições acima, julgue o item subseqüente.
Considerando-se também como premissa, além da proposição B, a proposição “Jorge é responsável pela manutenção da ordem no estabelecimento”, então, está correto colocar como conclusão a proposição “Jorge é proprietário de estabelecimento comercial”.