Enunciados de questões e informações de concursos

Universidade Estadual do Maranhão
Questão 1 de 1
Assunto: Sem classificação

Leia o texto a seguir para responder à questão

 

Igualdade de gênero é pilar de um mundo mais justo

   

Desde o início do século passado, o Dia Internacional da Mulher é associado à luta por melhores condições de vida e de trabalho, por salários mais justos e, principalmente, por equidade de gênero. Há conquistas a celebrar, isso é indiscutível, mas prefiro destacar o longo caminho que ainda precisamos percorrer para que as demandas mobilizadas pelos movimentos de nossas pioneiras em várias partes do mundo sejam atendidas.

 

Assim, o 8 de março reveste-se de singular importância – não pelo tom celebratório que alguns insistem em imprimir à data, mas pela oportunidade de reflexão. A data ainda faz sentido porque chama a atenção para a situação díspar das mulheres no mercado de trabalho, para a violência e a opressão que sofrem em casa e nos ambientes que frequentam, para a necessidade de se formularem políticas públicas que as contemplem e para as desiguais jornadas que ainda são obrigadas a cumprir nos âmbitos profissional e doméstico. Representa, ainda, uma possibilidade de refletir sobre as distâncias entre as muitas mulheres que foram, e têm sido silenciadas, ao longo dos tempos.

 

Como a Universidade não é um ente deslocado das estruturas sociais, grande parte dessa situação vivida pelas mulheres também é reproduzida dentro dos muros da academia. As mulheres representam mais da metade do corpo discente (graduação e pós-graduação), mas essa proporção está longe de se refletir, por exemplo, no corpo docente de algumas áreas do conhecimento, na gestão da Universidade ou entre os pesquisadores que recebem bolsas do CNPq. Das 69 universidades federais, apenas 14 são comandadas por reitoras. As mulheres continuam sub-representadas nos principais espaços decisórios da academia e sofrem com a discriminação e os estereótipos de gênero, perpetuados por uma sociedade desigual e preconceituosa. [...]

 

Temos que mostrar às novas gerações que as mulheres travam um bom combate permanente, que todas têm direitos que precisam ser assegurados – e, principalmente, que a igualdade de gênero não é boa só para as mulheres. Ela também é benéfica para os homens, para a sociedade e para o desenvolvimento econômico, pois é um dos pilares de um mundo mais justo e diverso.

 

A escritora Simone de Beauvoir, inspiração para todas nós, nos ensina que nada pode nos limitar, nos definir ou nos sujeitar: “Que a liberdade seja nossa própria substância, já que viver é ser livre”. Que as mulheres, em toda a sua diversidade, sejam livres e respeitadas hoje e todos os dias!

 

https://ufmg.br/comunicacao/noticias/opiniao-igualdade-de-genero-e-pilar-de-um-mundo-mais-justo (Adaptado).

 

A tese defendida pela articulista pode ser atestada na seguinte premissa:



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.