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A escola então era risonha e franca?

 

            Naquele ano de 1919, em Fortaleza, a nossa rua se chamava do Alagadiço: era larguíssima, uma longa sucessão de chácaras com jardim à frente, imenso quintal atrás. ( ... )

            Do outro lado da rua, defronte ao poste do bonde, ficava a escola pública da Dona Maria José. ( ... ) Nela estudava o meu tio Felipe, que era quase da minha idade. ( ... ) E eu, que chegara um mês antes do Pará, tinha loucura pra freqüentar a escola, mas ninguém consentia. Minha mãe e meu pai alimentavam idéias particulares a respeito de educação formal: desde que eu já sabia ler - aprendi sozinha pelos cinco anos - e tinha livros em casa, jornais, revistas (O Tico-Tico!), o resto ficava para mais tarde. Eu então fugia, atravessava o trilho para espiar a escola. Principalmente nos dias de sabatina, quando a meninada toda formava uma roda, cantando a tabuada, a professora com a palmatória na mão. Primeiro era em coro, seguido: "6+6,12!6+7, 13!" O mais difícil era a tabuada de multiplicar, principalmente nas casas de sete pra cima e entrando no salteado: "7x9, 56; 8x9, 72!" Aí a palmatória comia e os bolos eram dados pelo aluno que acertava, corrigindo o que errava. E eram aplicados na proporção do erro. Tabuada de sete a nove era fogo. O pior era um aluno grandalhão - iria pelos 14 anos - que não acertava nunca. Chegando a vez dele, a roda cantava: "8x7?" A roda esperava e ele gaguejava, ficava da cor de um pimentão e começava a chorar. Palmatória nele. Eu, que espionava da janela e já tinha aprendido a tabuada, de tanto ver sabatina, soprava de lá: "56!" Dona Maria José, se ouvia, levantava os olhos pra cima e até sorria. Mas o pobre nunca entendia o sopro. Uma vez caiu de joelhos. Mas não perdoavam: bolo nele! E no dia seguinte ele vinha pra aula de mão amarrada num pano, sempre sujo.

            As pessoas são cruéis. Menino é muito cruel. Agora me lembrei que chamavam o coitado de Zé Grandão. Nunca deu pra nada, nem pra caixeiro de bodega - não conseguia anotar direito as compras no borrador. Ele mesmo, mais tarde, nos contou isso.
( ... )

            Por isso me ficou a convicção, lá no fundo da alma: só se pode mesmo vencer na vida aprendendo tabuada de cor e salteado. Principalmente as casas altas de multiplicar.

 

QUEIROZ, Rachel de. As terras ásperas - Crônicas. S. Paulo: Ed. Siciliano, 1993.


O título do Texto faz referência a uma idealização da escola que a crônica:



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