Enunciados de questões e informações de concursos

Foi no pátio da escola, à hora do recreio. Eugênio abaixou- se para apanhar a bola de pano, e de repente atrás dele alguém gritou:

 

– O Genoca tá com as carça furada no fiofó!

 

Os outros rapazes cercaram Eugênio numa algazarra. Houve pulos, atropelos, pontapés, cotoveladas, gritos e risadas: eram como galinhas correndo cegas a um tempo para bicar o mesmo punhado de milho. No meio da roda, atarantado e vermelho, Eugênio tapava com ambas as mãos o rasgão da calça, sentindo um calorão no rosto, que lhe ardia num formigamento. Os colegas romperam em vaia frenética:

 

Calça furada!

Calça furada!

Calça furada!

 

Gritavam em cadência uniforme, batendo palmas. Eugênio sentiu os olhos se encherem de lágrimas. Balbuciava palavras de fraco protesto, que se sumiam devoradas pelo grande alarido.

 

Calça furada-dá!

No fio-fó-fó-fó!

Oia as calça dele, vovó!

Calça furada-dá!

 

Do outro lado do pátio as meninas olhavam curiosas, com ar divertido, pulando e rindo. Em breve começaram a gritar também, integrando-se no coro, num alvoroço de gralhas.

 

As lágrimas deslizavam pelo rosto do rapaz e ele deixava que elas corressem livres, lhe pingassem do queixo, porque tinha ambas as mãos postas como um escudo sobre as nádegas.

 

Que vergonha! O pior de tudo eram as meninas. Se ao menos na aula só houvesse rapazes...

 

(Érico Veríssimo. Olhai os lírios do campo. Ed. Companhia das letras)

 

De acordo com as informações do texto, é correta a afirmação:



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.