Enunciados de questões e informações de concursos
O Serviço Social emerge como uma profissão intrinsecamente ligada à compreensão e intervenção nas dinâmicas familiares, refletindo não apenas os desafios individuais enfrentados pelos seus membros, mas também as complexas interações com a estrutura social mais ampla. Considerando a família e o Serviço Social, analise as afirmativas a seguir.
I. O Serviço Social, como profissão investigativa e interventiva, não deve considerar a família como mero objeto de intervenção, mas sim como sujeito social e político, compreendendo sua relação com a sociedade e as várias mediações que permeiam essa instituição.
II. O termo “família desestruturada” é usado para descrever famílias que falharam em suas funções de cuidado e proteção dos membros, refletindo expressões de fracassos como alcoolismo, violência e abandonos, ratificando uma tendência a soluções residuais.
III. Apesar das mudanças na sociedade, as concepções naturalistas, moralistas e a-históricas de famílias ainda permeiam a atuação do Serviço Social, refletindo um pensamento conservador que influenciou a profissão por muito tempo.
IV. As políticas sociais são construídas visando à tutela das famílias, incentivando sua independência em relação aos programas de assistência.
V. A atuação do Serviço Social junto às famílias não se limita apenas às condições materiais e sociais, mas também abrange uma dimensão educativa, produzindo efeitos reais na vida dos sujeitos e orientada por diferentes tendências pedagógicas.
Está correto o que se afirma em