Enunciados de questões e informações de concursos

Fundação Universidade de Brasília
Questão 1 de 1

As reações de hidroformilação são catalisadas por complexos de metais de transição, sendo os complexos de ródio (Rh) os mais ativos. Quando se deseja isolar o aldeído, um dos precursores catalíticos mais empregados é o RhH(CO)(PPh3)3, no qual PPh3 representa uma molécula de trifenilfosfina (três grupos fenil ligados a um átomo de fósforo). Por outro lado, o emprego do catalisador Rh(cp)(CO)2(PBu3), por exemplo, tem permitido a obtenção direta de álcoois.

 

 

Considerando \vartriangle_T como o parâmetro de desdobramento do campo cristalino e que a geometria do complexo Rh(cp)(CO)2(PBu3), apresentada, seja tetraédrica, julgue o item subsequente.

 

De acordo com a teoria do campo cristalino, a energia de estabilização do campo cristalino no complexo Rh(cp)(CO)2(PBu3) corresponde a 0,8 \vartriangle_T.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.