Enunciados de questões e informações de concursos

Conselho Regional de Serviço Social da 6ª Região (MG)
Questão 1 de 1

Texto para  à questão.

 

“A humanidade está errada em temer o envelhecimento”, disse Maurice Chevalier (1888‑1971), ator, cantor e humorista das décadas de 1920 e 1930 e figura emblemática da cultura francesa do século XX. Na ocasião, ele falava sobre a estigmatização em relação à passagem do tempo — agora, seu entendimento também tem respaldo científico.

Pesquisas indicam que a satisfação com a vida tende a começar alta, mas diminui até atingir um de seus níveis mais baixos na meia‑idade. No entanto, com a chegada da velhice, sensações prazerosas como a alegria e o contentamento voltam a subir. É o que concluiu uma pesquisa da Universidade de Warwick, no Reino Unido: apesar do declínio físico — na maioria dos casos —, as pessoas sentem‑se mais felizes à medida que envelhecem.

“Inferimos que isso pode ser devido ao fato de que os idosos têm melhores habilidades para lidar com as dificuldades ou circunstâncias negativas da vida em comparação com pessoas mais jovens”, diz a pesquisa, que não é a única. Em 2010, a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos realizou um estudo com 341 mil pessoas.

Ao analisar as respostas dos participantes, os acadêmicos concordaram que o aproveitamento da vida diminui a partir dos trinta anos, atinge seu pior estado aos 45 e, só a partir desta idade, começa a subir novamente, atingindo o ponto mais alto aos 85 anos. Para o médico Daniel López Rossetti, é importante distinguir felicidade de alegria: “A felicidade não é uma emoção, é um estado de espírito”.

 

Internet: <www.oglobo.globo.com> (com adaptações).

 

A palavra “velhice” foi empregada no texto com seu sentido próprio, isto é, com o sentido que é apresentado no dicionário. Quando uma palavra, então, é empregada dessa maneira, é correto afirmar que ela foi usada de forma



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.