Atualmente é possível encontrar processadores com dois ou mais núcleos. Sobre estes processadores é correto afirmar:
A maioria dos softwares funciona com mais de um núcleo, pois os desenvolvedores podem economizar muitas linhas no código dos aplicativos. Em vez de mandar o software executar uma função específica pelo processador, é preciso determinar qual núcleo vai fazer o que e quando. Quanto mais núcleos, mais simples fica essa tarefa.
Na prática, mais núcleos podem dividir o processo em partes menores, sendo que cada um dos cores fica responsável porresolver apenas parte do processamento. Com isso, o consumo de energia é sempre maior já que a CPU precisa fazer menos esforço para realizar aquela atividade específica.
Como os sistemas operacionais como o Windows 7, gerenciam o sistema com muito mais eficiência distribuindo a força de processamento entre todos os núcleos, isso sempre vai ser mais eficiente do que um software que pode trabalhar nativamente com múltiplos cores.
A Intel desenvolveu o sistema de multiprocessamento HT − Hyper Threading, em que o processador possui apenas um núcleo físico, mas o sistema operacional enxerga dois. Esta tecnologia usa os recursos do processador com mais eficiência, permitindo múltiplos threads em cada núcleo.