Enunciados de questões e informações de concursos
Choque é um estado de falência circulatória aguda que resulta em uma transferência inadequada de oxigênio aos tecidos. Esse processo dependerá do débito cardíaco e do teor de oxigênio sanguíneo, o qual é determinado pela concentração de hemoglobina e pela saturação de oxigênio arterial. Com relação à temática de choques e o seu conhecimento anátomo-fisiológico e patológico, avalie se verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas e em seguida marque a alternativa CORRETA.
( ) Quando a transferência de oxigênio é inadequada para atender às demandas teciduais do organismo, as células utilizam o metabolismo anaeróbico para a produção de energia, gerando o ácido lático.
( ) Os fatores determinantes do choque são o débito cardíaco, frequência cardíaca, pré-carga, contratilidade e pós-carga, sendo o débito cardíaco o volume de sangue ejetado pelo coração, por minuto.
( ) Entende-se por pré-carga a resistência à ejeção de sangue pelo ventrículo, determinada pela resistência vascular sistêmica, e por pós-carga, o volume de sangue presente no ventrículo ao final da diástole, dependendo do estiramento das fibras cardíacas.
( ) O choque é uma síndrome caracterizada por estágios que correspondem às alterações fisiológicas e manifestações do organismo frente à hiopoperfusão tecidual. Pode-se dividir o quadro em três estágios: choque compensado, choque descompensado e síndrome de disfunção de múltiplos órgãos.
( ) A síndrome de disfunção de múltiplos órgãos pode ser avaliada por escores que pontuam alterações fisiológicas, laboratoriais e a necessidade de suporte terapêutico, sendo um deles o escore SOFA, que é caracterizado como escore de avaliação da falência sequencial de órgãos.