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Fundação Universidade Estadual do Piauí
Questão 1 de 1
Assunto: Sem classificação

O sucesso na gestão da segurança do paciente passa por um reconhecimento do risco relacionado à moderna assistência à saúde, que utiliza processos complexos e tecnologias potentes, cuja segurança muitas vezes depende do desempenho humano. Os objetivos da organização precisam ser consistentes com a meta de melhoria da segurança, que passa por uma comunicação aberta e não punitiva sobre os eventos adversos e falhas de segurança. Nesse intento, é preciso promover uma cultura de segurança em todos os âmbitos de serviços de saúde – um componente estrutural básico das organizações que reflete uma consciência coletiva relacionada a valores, atitudes, competências e comportamentos que determinam o comprometimento com a gestão da saúde e da segurança. Além disso, significa olhar os incidentes de segurança não simplesmente como problemas, evitando culpabilizar aqueles profissionais que cometem erros não intencionais, mas tratar o assunto como uma oportunidade de melhorar a assistência à saúde (BRASIL, 2017). Face ao exposto, as práticas seguras para melhorar a qualidade do cuidado, por meio de criar e manter uma cultura de segurança são, EXCETO.



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