Enunciados de questões e informações de concursos
O estudo das estruturas de dados envolve um objetivo teórico, que procura identificar e desenvolver modelos matemáticos, determinando que classes de problemas podem ser resolvidos com o seu uso, e um objetivo prático, que busca criar representações concretas dos objetos e desenvolver rotinas capazes de atuar sobre estas representações, de acordo com o modelo considerado. Considere as definições das estruturas de dados:
I. São conhecidas como listas LIFO − Last In First Out. Uma máquina puxando vagões de trens é um exemplo de funcionamento de uma estrutura deste tipo.
II. O armazenamento de dados em Memória Secundária (MS) ou externa, se dá através da sua utilização. Os algoritmos e as estruturas de dados para processamento de dados em MS têm que considerar que o custo para se acessar um registro é algumas ordens de grandeza maior do que o custo de processamento na Memória Primária (MP) ou interna.
III. É uma forma especial de se agrupar dados, em que cada item possui uma referência para o próximo item, como se fosse uma corrente, com cada item sendo um dos elos. Costuma-se chamar esses itens de nós ou nodos.
IV. São conhecidas como listas FIFO − First In First Out. Pessoas organizadas para entrar em um trem metropolitano é um exemplo de funcionamento desta estrutura.
V. É utilizada para pesquisa em MS, quando os arquivos contêm mais registros do que a MP pode armazenar. É uma estrutura de dados utilizada para manutenção e organização de arquivos, podendo ser utilizada para armazenar e recuperar informações que estão em grandes repositórios de dados.
As estruturas definidas nos itens de I a V são, respectivamente: