Enunciados de questões e informações de concursos

Canção do Exílio (Gonçalves Dias).

 

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

 

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.

 

Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

 

Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;

Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

 

Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que desfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu’inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabia.

 

Veja os itens e assinale a alternativa correta:

 

I - No poema, há uma visão de pátria positiva e idealizada (do Brasil). A distância da terra natal provoca no eu lírico saudade.

 

II - No poema, as palavras e aparecem repetidamente. Elas representam para o eu lírico o lugar deixado para trás (a pátria) e o lugar em que o eu poético se encontra no momento em que sente saudade.

 

III - A repetição da expressão “Minha terra tem...” dá ênfase àquilo que a pátria tem, àquilo que ela é, ou seja, o poema valoriza a pátria.

 

IV - Há no poema sentimentos de desilusão (As aves que aqui gorjeiam/Não gorjeiam como lá) e encantamento (Nosso céu tem mais estrelas/Nossas várzeas têm mais flores).

 

V - Ao referir-se à terra natal, o eu lírico apresenta uma imagem autêntica, verdadeira; há um tom de alegria, de contentamento.




spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.