Enunciados de questões e informações de concursos

Vivemos a era do desperdício, e isso não mudou mesmo em meio a uma das maiores crises econômicas da história moderna. Continuamos agindo como se comprar compulsivamente substituísse outras formas de gratificação pessoal, como as amizades e os demais relacionamentos afetivos.

 

O pior é que todos os desperdícios, de uma forma ou de outra, impactam negativamente no ambiente. Isso sem falar no acúmulo de dívidas. Levante a mão quem não deixa várias luzes acesas em casa, nos locais em que não há ninguém.

 

Ainda não aprendemos a tomar banho, a escovar os dentes, a lavar a roupa e a louça sem jogar, literalmente, água tratada pelo ralo. Além disso, as vassouras foram trocadas pelos jatos de água quente para a limpeza das calçadas, um crime ecológico praticado impunemente nas cidades brasileiras.

 

Mais exemplos? Abra o seu guarda-roupa e anote em um papel quantas peças de vestuário já não são usadas há um ou dois anos. Isso vale também para sapatos, tênis e botas.

 

Passar a ferro somente uma ou duas camisas ou calças é doar dinheiro às empresas de energia elétrica e agredir a natureza. Assim como abrir a geladeira a cada um ou dois minutos. Ligar a TV, o som e o computador ao mesmo tempo é perda de tempo e consumo excessivo de energia.

 

A preguiça é outra grande aliada do desperdício. Ir de carro à farmácia, à padaria ou à banca de jornal, quando uma caminhada de dez ou 15 minutos seria suficiente, ajuda a acumular quilos extras, além de torrar combustíveis.

 

(Maria Inês Dolci. Folha de S.Paulo, 18.04.2009. Adaptado)

Assinale a alternativa que contém um trecho na voz passiva.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.