Enunciados de questões e informações de concursos
Leia abaixo os questionamentos que uma professora do segundo ano faz para a sua turma antes de iniciar a leitura de um livro de literatura infantil:
P - Qual é o título desse livro que iremos ler ?
Crianças - "Muitas maneiras de viver" (As crianças que tinham mais fluência na leitura fizeram a leitura rapidamente)
P - Quais as imagens que estamos vendo aqui na capa ?
Crianças - Índio, menino, escola, menina com a pipa, um ninja.
P - Pelo título do livro e pelas imagens será que conseguimos saber do que será que o livro vai falar ?
Criança - Muitas maneiras de viver.
Criança - Que cada um não é igual.
P - Como assim? Cada um não é igual ? (A criança não soube explicar quando a professora questiona).
P - Na capa, as imagens são de pessoas em lugares diferentes e fazendo coisas diferentes, não é?
Crianças - É.
P - Então por que será que Patrick disse que "Cada um não é igual"?
Crianças - Porque tem muitas maneiras de viver.
P - Então vamos ver agora o que o livro quer dizer para nós?
Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela
alfabetização na idade certa: o trabalho com gêneros textuais na sala de aula: ano 02, unidade 05, p. 13.
A estratégia utilizada pela professora contribui para a construção da habilidade de