Enunciados de questões e informações de concursos

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
Questão 1 de 1
Matéria: Estatística

Considere as três afirmações a seguir sobre teoria de séries de tempo. Em todas elas |⋅| indica a função valor absoluto.

 

I. Seja {Xt} uma série estacionária satisfazendo a equação Xt=ϕXt-1+Zt, t=...-1,0,1,... em que {Zt} é um ruído branco, |ϕ|<1 e Zt é não correlacionado com Zs para cada s<t. Podemos afirmar que {Xt} é um processo AR(1).

 

II. Seja {Xt} um processo ARMA (p,q) para o qual os polinômios da parte autorregressiva, ϕ(⋅), e da parte de média móvel, θ(⋅), não tenham zeros em comum. Então {Xt} é um processo causal.

 

III. Seja {Xt} um processo ARMA (p,q) para o qual os polinômios da parte autorregressiva , ϕ(⋅), e da parte de média móvel θ(⋅) não tenham zeros em comum. Então {Xt} é um processo invertível se e somente se θ(z)0 para todo z pertencente ao conjunto dos números complexos tal que |z|\le1.

 

É CORRETO o que se afirma apenas em



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.