os níveis de capacidade se aplicam ao desempenho de uma organização e às realizações de melhoria de processo em Áreas de Prática individuais. Dentro das APs, as práticas são organizadas em grupos de prática rotulados em uma escala de 1 a 4. São 6 níveis de capacidade.
no nível de capacidade 4 − Gerenciado quantitativamente, a organização é orientada por dados com objetivos qualitativos de melhoria de desempenho. Os resultados são previsíveis, fornecem qualidade e os processos estão alinhados para atender às necessidades dos clientes internos e externos.
no nível de maturidade 2 – Gerenciado, as práticas de nível 1 estão incorporadas. Esse nível requer o uso dos ativos organizacionais para identificar e monitorar o progresso em direção aos objetivos de desempenho do projeto.
o método de avaliação descreve 4 tipos de avaliações: Benchmark Appraisal, Sustainment Appraisal, Evaluation Appraisal e Action Plan Reappraisal. Esse último representa uma “segunda chance” para as organizações que, por pouco, não conseguiram atingir seu nível de avaliação pretendido em uma avaliação anterior.