Em relação ao Estatuto do Idoso e ao Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que
sobre o capítulo que trata o direito à liberdade, ao respeito e à dignidade, o Estatuto do Idoso afirma que é obrigação do Estado e da sociedade, assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na constituição e nas leis.
o Estatuto do Idoso regula direitos dos idosos, como saúde, educação, profissionalização, trabalho, previdência social, assistência social, habitação, transporte e alimentos. A cultura, o esporte e o lazer não são concebidos pelo Estatuto como direitos, por não serem essenciais à vida humana.
o Estatuto da Criança e do Adolescente tem gerado muita discussão e polêmica no âmbito social e político, razão pela qual o Estatuto ainda aguarda sua aprovação no Congresso Nacional.
entende-se como direito da criança e do adolescente a vida, a saúde, a alimentação, a educação, a dignidade, o respeito, a liberdade, a profissionalização e a convivência familiar e comunitária. Já o esporte, o lazer e a cultura, por não serem questões de primeira necessidade, não são concebidos como direitos das crianças e dos adolescentes.