Ao considerar aspectos históricos e geográficos do município de Catanduvas, é correto afirmar que
a ocupação territorial de Catanduvas ocorreu fundamentalmente pela presença de colonizadores dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A característica étnica da população de Catanduvas é marcada pelos descendentes de italianos, alemães e poloneses. Por esta razão não se registra a presença da ocupação cabocla no município.
o município de Catanduvas constitui-se como um dos municípios mais novos da região Oeste do Paraná. Foi desmembrado de Cascavel e a data de sua criação está inserida na política pós-militar. É a partir do período da nova república, marcada na década de 1980 que surge o movimento emancipacionista de Catanduvas, criando então o município.
Catanduvas está localizada na região Sudoeste do Estado. Sua localização ao sul do rio Iguaçu fez com que o acesso terrestre de descolamento à capital do Estado pela BR 277 deixou o município fora da rota. Isso não aconteceu com os municípios de Ibema, Guaraniaçu e Laranjeiras do Sul, entre outros, cuja rodovia passa muito próximo do espaço urbano destas cidades.
a relativa aproximação dos portos do rio Paraná fez com que a extração da madeira fosse uma atividade expressiva, de grande importância para o cenário econômico de Catanduvas. Isso também se registrou em Cascavel e a região mais próxima ao extremo oeste do Estado.