Enunciados de questões e informações de concursos
Leia o texto a seguir.
Criar é, basicamente, formar. É poder dar uma forma a algo novo. Em qualquer que seja o campo de atividade, trata-se, nesse "novo", de novas coerências que se estabelecem para a mente humana, fenômenos relacionados de modo novo e compreendidos em termos novos.
O ato criador abrange, portanto, a capacidade de compreender; e esta, por sua vez, a de relacionar, ordenar, configurar, significar. Desde as primeiras culturas, o ser humano surge dotado de um dom singular: mais do que homo faber, ser fazedor, o homem é um ser informador. Ele é capaz de estabelecer relacionamentos entre os múltiplos eventos que ocorrem ao redor e dentro dele. Relacionando os eventos, ele se configura em sua experiência de viver e lhes dá um significado. Nas perguntas que o homem faz ou nas soluções que encontra, ao agir, ao imaginar, ao sonhar, sempre o homem relaciona e forma.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 9.
Sobre o ato criativo, na perspectiva da autora do texto acima, analise as afirmativas a seguir.
I. O comportamento criativo do homem se origina no inconsciente, e produz, intuitivamente, sentidos e formas aleatórias.
II. A matéria, ao ser configurada, é impregnada de conteúdo expressivo, tornando-se uma forma simbólica, significativa, e possibilita a comunicação.
III. O processo de criação está sempre vinculado a um fazer concreto, envolve a ação, transformação e configuração de uma determinada matéria.
Está correto o que se afirma em