Enunciados de questões e informações de concursos

Texto

 

MORRE RICHARD WAGNER

 

Nascido no dia 22 de maio de 1813, em Leipzig, Wilhelm Richard Wagner foi uma das figuras mais representativas do Romantismo alemão. Exemplo de artista multifacetado, foi compositor, diretor de orquestra, poeta, ensaísta, dramaturgo e teórico musical. Em sua produção destacam-se as óperas, que ele denominou “dramas musicais”, para as quais assumiu, também, o livreto e a cenografia.

 

Para Wagner, ao contrário da ópera italiana, a música era o meio de chegar ao drama. Alcançou o sucesso como compositor com as óperas “Der fliegende Holländer” (O holandês voador, 1841) e “Tannhäuser (1844), que seguiam a tradição romântica de Weber e Meyerbeer. Em uma série de ensaios entre 1849 e 1852, desenvolveu sua ideia da “obra de arte total”, isto é, uma obra que sintetizasse todas as artes poéticas, visuais, musicais e cênicas, formando uma unidade dramática. Com ela, transformou o pensamento musical da época. Wagner plasmou sua teoria na primeira metade da sua monumental tetralogia “O anel do Nibelungo” (1848-1874).

 

Com o tempo, suas ideias sobre a relação entre a música e o teatro evoluíram, levando-o a reintroduzir algumas formas operísticas tradicionais nas obras da sua última etapa, como em “Os mestres cantores de Nuremberg” (1867).

 

As obras de Wagner, particularmente as de seu último período plenamente romântico, se destacam por sua textura contrapontística, riqueza cromática, harmonia, orquestração e um elaborado uso dos “leitmotivs” – temas musicais associados a caracteres específicos ou elementos dentro da trama –, dos quais foi o criador. Seu uso é especialmente notável em Lohengrin (1847). Wagner foi pioneiro em vários avanços da linguagem musical e teve clara influência no desenvolvimento da música clássica europeia. Sua ópera “Tristão e Isolda” (1859) foi considerada o ponto de partida da música contemporânea.

 

A influência de Wagner se estendeu à filosofia, à literatura, às artes visuais e ao teatro. Sob a proteção do rei Luis II da Baviera, construiu seu próprio teatro de ópera, o Bayreuth Festspielhaus, para encenar suas obras como ele as concebia, caracterizadas por suas percepções inovadoras. Ali, estrearam “Parsifal” (1877-1882) e a tetralogia do “Anel”. Atualmente, suas obras mais importantes continuam a ser representadas ali, em um festival anual. Escreveu muito sobre música, teatro e política – obras às vezes controversas, especialmente as que destilam conteúdo antissemita.

 

Wagner conquistou grande reconhecimento musical, apesar da sua personalidade veemente, de suas opiniões frequentemente provocadoras sobre música, política e sociedade, e de suas vivências turbulentas. Morreu em Veneza, no dia 13 de fevereiro de 1883, deixando uma profunda marca no desenvolvimento artístico da nossa época. (365 Dias que mudaram o mundo. São Paulo: Planeta, 2014, p. 98).

 

De acordo com o autor do texto, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

 

I – Além da música, Wagner também se tornou conhecido por suas ideias antissemitas.

 

II – Wagner financiou o rei Luis II da Baviera na construção de um teatro.

 

III - A ópera Lohengrin foi considerada o ponto de partida da música contemporânea.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.