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Não há fenômeno psicológico mais relevante para o homem comum do que as emoções, seja na vida normal, seja nos estados patológicos, tanto é que, em 1872, Charles Darwin dedicou um de seus livros ao estudo da expressão das emoções no homem e nos animais. Elas foram examinadas na filosofia grega, e filósofos mais recentes, como Espinoza e Descartes, trataram extensamente do assunto. Na literatura de ficção, assim como nos mitos, as emoções humanas desempenham papel central. É no patrimônio cultural, e não na introspecção, que escritores e filósofos colhem sua matéria-prima. A linguagem cotidiana do homem comum tem um conjunto de palavras que designam variações ou tipos de emoções. A cultura não apenas fornece os nomes de um conjunto de emoções. Oferece, também, um discurso sobre suas causas e consequências. Teria sido muito natural, portanto, que a construção da psicologia tivesse priorizado as emoções entre todos os seus assuntos, mas não foi isso que se verificou ao longo do século XX.


As emoções não são necessariamente conscientes. O cérebro foi projetado pela evolução para usar informações derivadas do ambiente e do próprio organismo a fim de regular, funcionalmente, o comportamento e o próprio corpo, e isso reúne aspectos cognitivos e emocionais, tais como aprendizagem com amor, ciúme e nojo.


O termo cognição é, às vezes, usado para se referir a um tipo de pensamento deliberado, voltado para a solução de um problema, como na matemática ou no jogo de xadrez, um pensamento frio, isento de paixão. Na perspectiva evolucionista, o conceito de cognição tem de
servir para todas as atividades cognitivas, quentes ou frias, e não para algum subconjunto de operações. As emoções, nessa perspectiva, podem ser compreendidas como forças impulsionadoras, moldadas pela seleção natural, que motivam o sujeito à ação, levando-o a fazer uso de suas capacidades cognitivas.


Assim como as estruturas físicas, as capacidades cognitivas e emocionais evoluíram para resolver problemas de significado adaptativo. Acrescenta-se a isso a compreensão funcional de que as emoções existem para levar o indivíduo a desejar as coisas que levaram os seus ancestrais hominídeos a serem bem-sucedidos em termos de aptidão abrangente (seleção no nível do gene, determinada pela sobrevivência de todos os indivíduos de dada população portadores desse gene) no ambiente de adaptação evolutiva (AAE) no qual eles viveram, cuja origem é estimada em mais de dois milhões de anos. Logo, o ser humano reage com alegria quando a busca de alvos biossociais significativos é bem-sucedida e reage com raiva ou tristeza quando é frustrada.


Angela Donato Oliva et al. Razão, emoção e ação em cena: a mente humana sob um olhar evolucionista. In: Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22, n.º 1, jan./abr./2006, p. 53-62 (com adaptações).

 

A respeito das ideias do texto, julgue o item.


Do texto se deduz que, do ponto de vista da construção da psicologia, houve precariedade do estudo científico das emoções durante o século XX.



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