Enunciados de questões e informações de concursos

Fernando arrancou o paletó no auge da impaciência e perguntou com voz esganiçada se eu pretendia ficar a noite inteira ali de estátua enquanto ele teria que encher o tanque naquela escuridão de merda porque ninguém lhe passava o raio da lanterna.


— Onde está a lanterna?


— Mas onde poderia estar a lanterna senão no porta-luvas, a princesa esqueceu?

 

Através do vidro, a estrela maior (Vênus) pulsava reflexos azuis. Gostaria de estar numa nave, mas com o motor desligado, sem ruído, sem nada. Quieta. Ou neste carro silencioso mas sem ele. Já fazia algum tempo que eu queria estar sem ele, mesmo com o problema de ter acabado a gasolina.

 

— As coisas ficariam mais fáceis se você fosse menos grosso — eu disse, entreabrindo a mão e experimentando a lanterna no pedregulho que achei na estrada.


— Está bem, minha princesa, se não for muito incômodo, será que poderia me passar a lanterninha?


Quando me lembro dessa noite (e estou sempre lembrando) me vejo repartida em dois momentos: antes e depois. Antes, as pequenas palavras, os pequenos gestos, os pequenos amores culminados nesse Fernando, aventura medíocre de gozo breve e convivência comprida. Se ao menos ele não fizesse aquela voz para perguntar se por acaso alguém tinha levado a sua caneta. Se por acaso alguém tinha pensado em comprar um novo fio dental, este estava no fim. Não está, respondi, é que ele se enredou lá dentro, se a gente tirar esta plaqueta (tentei levantar a plaqueta) a gente vê que o rolo está inteiro mas enredado e quando o fio se enreda desse jeito, nunca mais!, melhor jogar fora e começar outro rolo. Não joguei. Anos e anos tentando desenredar o fio impossível, medo da solidão? Medo de me encontrar quando tão ardentemente me buscava?


Lygia Fagundes Telles. Noturno Amarelo. In: Mistérios. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 1981 (com adaptações).

 

Julgue o item seguinte, relativos aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto precedente.

 

O emprego de “princesa” no tratamento que Fernando dispensa à narradora comprova que ele a ama, embora aja de maneira grosseira algumas vezes.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.