Enunciados de questões e informações de concursos
O nervo mediano é formado por raízes de C5 a T1, pela união dos cordões lateral e medial do plexo braquial. As lesões mais frequentes no nervo mediano são:
I. Síndrome do pronador – o nervo mediano, ao penetrar no antebraço, tem seu trajeto entre as cabeças superficial e profunda do músculo pronador redondo, e neste ponto, ele penetra por cima da rafe membranosa do músculo flexor superficial dos dedos. O nervo mediano pode ser comprimido tanto pelo pronador redondo como pela banda fibrosa do flexor superficial dos dedos.
II. Síndrome do interósseo anterior – o nervo interósseo anterior é um ramo puramente motor do nervo mediano para os músculos flexor longo do polegar, flexor profundo dos dedos e pronador redondo. Pode ter inúmeras causas, incluindo fraturas do rádio e supracondiliar do úmero.
III. Síndrome do túnel do carpo – é um canal osteofibroso estreito por onde passam várias estruturas: tendão do flexor longo do polegar, tendões do flexor superficial e profundo dos dedos e o nervo mediano. Causada por qualquer patologia que cause um aumento de volume das estruturas continentes ou uma diminuição do diâmetro do canal.
Quais estão INCORRETAS?