Enunciados de questões e informações de concursos
Embora a produção de televisores com tela de cristal líquido (LCD), motocicletas e telefones celulares, os três produtos mais representativos do PIM, tenha sofrido decréscimo no período de janeiro a novembro de 2013 na comparação com o mesmo intervalo em 2012, a produção de outros produtos apresentou grande crescimento, com destaque para tablets, videogames, condicionadores de ar e microcomputadores.
Entre janeiro e novembro de 2013, o PIM produziu mais de 2,2 milhões de unidades de tablets, o que representa uma produção 11 vezes maior que a de todo o ano anterior (197.616 unidades). Também os telejogos, videogames, tiveram resultados expressivos, com produção de mais de 1,2 milhão de unidades e crescimento de 91,82% na comparação com o período de janeiro a novembro de 2012 (651.242 unidades).
Internet: <www.suframa.gov.br> (com adaptações).
Com base no texto acima, julgue o item a seguir.
O verbo “sofrer” foi empregado na forma composta do modo subjuntivo — “tenha sofrido” — por exigência da conjunção “Embora”, que estabelece uma relação de concessão dentro do período.