Enunciados de questões e informações de concursos

TEXTO 1

 

“O policial militar tem boa formação para o desempenho de sua função? Sabemos que não. Por quê? Vencimentos, origem, atrativos, etc. Partindo dessa premissa, refletimos: quem é o policial militar? É um ser extraterrestre? Não, sou eu, você, somos nós fardados.

 

O policial militar é violento? É. Mas por quê? Bem, além de sermos violentos, recebemos uma instrução ou preparo e vivemos quase sempre violentados. O Estado nos violenta. Nós somos violentados. Esta é a primeira reflexão. Significa, então, que não é só o policial violento? Absolutamente não.

 

A todo momento, a toda hora, experimentamos a violência. A nossa formação e origem é por demais violenta, basta rebuscar na história; em outras palavras, não temos pedigree. Estamos, sim, tentando, lutando, enfrentando para conter a violência, mas não percamos de vista que somos produto dessa violência. Da Polícia Civil, como de qualquer outra corporação ou segmento, quanto à violência, digo o mesmo.

 

Nos conventos para padre, nas igrejas, há violência; logicamente que não consiste na acepção pura da palavra, ou seja, física, mas na lesão aos direitos, sendo até mesmo preteridos. Não creio que extinguir a Polícia Civil ou Militar seria a solução correta. É o mesmo que a pena de morte. Não podemos matar para extirpar as conseqüências. Devemos, sim, acabar com a causa. Extinguir a Polícia Militar ou Civil seria solução política e paliativa, talvez. O ideal, creio, seria repensar a sua reestruturação. Partindo do homem, o policial há de ser qualificado para a função, há de possuir as condições para o trabalho e ser recompensado à altura, pois só assim poderá ser cobrado.

 

O Estado recruta pessoas sem condições até mesmo de sobrevivência, verdadeiros renegados, não os prepara suficientemente, não lhes dá as mínimas condições de trabalho e os abandona como feras feridas, lobos atrás de suas presas fáceis, os cidadãos. O Estado é absolutamente omisso, isto em todos os aspectos. O culpado é o sistema, e o engodo, a farsa dos políticos inescrupulosos, de mentira, faz de conta. O policial é violento, é despreparado, é revoltado, não tem condições de trabalhar, mas o culpado não é o policial, nem o povo, mas o sistema, o governo, o Estado.”

 

LEMOS, Ricardo T. Texto disponível em http://campus.fortunecity.com/clemson/493/jus/m04-003.htm. Acesso em 15/10/2006. Adaptado.

 

No que se refere à concordância verbal, analise os enunciados abaixo.

 

1. O resultado das pesquisas realizadas recentemente mostram que o brasileiro não confia na sua polícia.

2. Estávamos tão apavorados que nenhum de nós ousamos desafiar a força policial.

3. Durante as comemorações, a população ficou tranqüila, porque haviam diversos policiais guardando o local.

4. Já faz muitos anos que a população recifense não se sente segura para sair de casa à noite.

5. É preciso frear a violência; mas, para isso, faltam coragem e determinação.

 

Está(ão) correto(s), apenas:



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.