Enunciados de questões e informações de concursos

TEXTO 1

 

APRENDA A CHAMAR A POLÍCIA

 

Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa. Levantei em silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que vinham lá de fora, até ver uma silhueta passando pela janela do banheiro. Como minha casa era muito segura, com grades nas janelas e trancas internas nas portas, não fiquei muito preocupado, mas era claro que eu não ia deixar um ladrão ali, espiando tranquilamente.

 

Liguei baixinho para a polícia, informei a situação e o meu endereço.

 

Perguntaram-me se o ladrão estava armado ou se já estava no interior da casa.

 

Esclareci que não e disseram-me que não havia nenhuma viatura por perto para ajudar, mas que iriam mandar alguém assim que fosse possível.

 

Um minuto depois, liguei de novo e disse com a voz calma:

 

— Oi, eu liguei há pouco porque tinha alguém no meu quintal. Não precisa mais ter pressa. Eu já matei o ladrão com um tiro da escopeta calibre 12, que tenho guardada em casa para estas situações. O tiro fez um estrago danado no cara!

 

Passados menos de três minutos, estavam na minha rua cinco carros da polícia, um helicóptero, uma unidade do resgate, uma equipe de TV e a turma dos direitos humanos, que não perderiam isso por nada neste mundo.

 

Eles prenderam o ladrão em flagrante, que ficava olhando tudo com cara de assombrado. Talvez ele estivesse pensando que aquela era a casa do Comandante da Polícia.

 

No meio do tumulto, um tenente se aproximou de mim e disse:

 

— Pensei que tivesse dito que tinha matado o ladrão.

 

Eu respondi:

 

— Pensei que tivesse dito que não havia ninguém disponível.

 

VERÍSSIMO, Luís Fernando. Aprenda a chamar a polícia. Disponível em: https://portuguesemdestaque.blogspot.com/p/cronicas.html. Acesso em jan. 2019.

 

No Texto 1, percebe-se o uso de uma linguagem mais informal, próxima da língua falada e de acordo com a situação de comunicação retratada. Analise as quatro assertivas a seguir sobre o uso da variante linguística utilizada no texto em análise.

 

I Em “Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas (...)” , a imprecisão referente à data é própria da linguagem informal.

 

II Em “Perguntaram-me se o ladrão estava armado (...)”, a ênclise é própria da modalidade oral informal.

 

III Em “O tiro fez um estrago danado no cara!” , “danado” é uma gíria muito comum e, nesse contexto, significa “enorme”.

 

IV Em “(...) e a turma dos direitos humanos, que não perderiam isso por nada neste mundo”, há uma problema de concordância, recorrente na variante informal da língua portuguesa.

 

É verdadeiro o que está contido somente em


Outras questões do mesmo concurso: UFF / Ass Adm (UFF) / 2019


Questões comentadas
Questões sem comentário
Prova Escrita - Parte III - Conhecimentos Específicos

Prova Escrita - Parte II - Noções Básicas de Administração Pública

Prova Escrita - Parte I - Língua Portuguesa

spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.