O arco elétrico é uma das fontes de calor mais utilizadas na soldagem por fusão. A respeito desse processo, é INCORRETO afirmar que o(a)
processo com eletrodos revestidos (SWAN) utiliza vareta metálica, denominada alma, recoberta por uma mistura de diferentes materiais, denominada revestimento, que tem diversas funções na soldagem, entre elas, estabilizar o arco e conferir características operacionais, mecânicas e metalúrgicas ao eletrodo e à solda.
processo TIG (STAW) produz a união das peças metálicas por aquecimento e fusão, através do arco estabelecido entre o eletrodo de tungstênio, o metal de adição e o metal de base.
soldagem a arco com arame tubular (FCAW) é um processo que utiliza um eletrodo tubular, contínuo e consumível, em que a proteção do arco é feita por um fluxo de soldagem contido no eletrodo ou por um fluxo de gás fornecido por fonte externa.
soldagem a arco com proteção gasosa (GMAW) é um processo em que a união de peças metálicas é produzida pelo aquecimento destas com um arco elétrico, estabelecido entre um eletrodo metálico nu, consumível, e a peça de trabalho.