Enunciados de questões e informações de concursos
A noção de escolha remete a uma complexa questão da ética contemporânea, que consiste em saber como escolher o que é bom para si mesmo sem entrar em rota de colisão com o que é bom para o outro e o que é melhor para todos. Ou ainda: como saber se as escolhas que governam nossas práticas diárias podem ser adequadas ao que nos parece o melhor para o conjunto de nossas vidas? Em última análise: isso quer dizer que há um descompasso entre as decisões pessoais, as funções desempenhadas (profissões, papéis) e os fins últimos perseguidos. Os padrões de excelência são regras de comparação que encarnam os ideais de perfeição de cada prática, função ou profissão. Tais regras são interiorizadas por todos e realçadas por alguns tipos ideais em particular. São esses os heróis, os mestres e os virtuosos.
Noeli Dutra Rossato. Viver bem. In: Revista Mente, Cérebro e Filosofia. Duetto Editorial, n.º 11, p. 29 (com adaptações).
A partir do texto acima, julgue o item subsequente.
O uso do acento agudo em “análise” é obrigatório para distinguir esse substantivo do possível uso da flexão do verbo analisar, analise, nessa estrutura sintática.