Enunciados de questões e informações de concursos

Eles sentem o que você sente

 

A foto correu mundo – ou melhor, “viralizou”. Deitado ao lado do caixão de George Bush, que morreu no início de dezembro, o labrador Sully parecia querer transmitir seu luto, sua melancolia. A imagem provocou comoção – mas não exatamente surpresa. Há muito o senso comum alerta a ciência: os cães esbanjam empatia pelos seres humanos. Quem tem um em casa – mais de 44% dos lares brasileiros, segundo o IBGE – sabe que não é raro vê-los espelhar o estado de espírito dos donos.

 

O que era apenas uma impressão ganhou agora um patamar científico. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Linköping, na Suécia, revelou uma extraordinária semelhança entre os índices de estresse registrados em cachorros de duas raças bastante distintas e em suas respectivas proprietárias.

 

O trabalho utilizou 58 cães, 33 deles pastores de shetland e 25 border collies. Os cientistas analisaram os níveis de cortisol – hormônio associado ao estresse – presentes nos pelos dos animais e nos cabelos de suas donas e chegaram à conclusão de que eles eram muito parecidos.

 

A relação mais estreita entre a produção de cortisol de um cão e a verificada em sua dona foi encontrada nos animais do sexo feminino e naqueles que eram treinados para competições diversas. Para o primeiro caso, os cientistas não arriscam justificativas. Já para o segundo, é possível que a explicação esteja nos longos períodos de convivência indispensáveis para um bom adestramento. Outra relevante descoberta foi que aspectos como a idade dos cachorros e a das mulheres não pesavam em nada no nível de cortisol registrado pelos cientistas.

 

Estudos anteriores já haviam revelado que a proximidade entre cachorros e seres humanos estava estreitamente relacionada a hormônios. Uma pesquisa de 2015 feita no Japão mostrou que um simples olhar entre cães e humanos é suficiente para estimular, em ambos, a produção de oxitocina, substância responsável pela sensação de apego e de prazer.

 

Não há dúvida de que o trabalho feito na Suécia avançou na constatação científica da existência de empatia entre cães e pessoas.

 

https://veja.abril.com.br/ciencia/... - adaptado.

 

Com base no texto, analisar os itens abaixo:

 

I. Quanto à produção de cortisol, uma relação estreita – entre cão e dona – foi verificada nos animais treinados para competições, possivelmente devido à grande quantidade de tempo que ficam juntos nos treinamentos.

 

II. De acordo com a pesquisa, o nível de cortisol é afetado principalmente pela idade dos cachorros e das donas.




spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.