No que se refere à atuação do enfermeiro no atendimento emergencial aos usuários acometidos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), assinale a alternativa correta.
É importante realizar e ler imediatamente os dados do eletrocardiograma, que podem demonstrar alterações do segmento LM e da onda P e, ainda, fornecer dados importantes como: taquicardia, bradicardia ou arritmia cardíaca.
São variáveis que pode alterar a Sistematização da Assistência de Enfermagem: parada cardiorrespiratória, choque viscerogênico, tamponamento cardíaco e eletroneuromiografia positiva.
Quando o IAM gera uma insuficiência cardíaca, ocorre distensão venosa periférica. A pressão arterial vai estar diminuída por causa da estimulação simpatomimética ou aumentada em razão choque cardiogênico iminente ou medicamentos.
A partir da definição do prognóstico de enfermagem, é possível a construção de um plano de cuidados no decorrer da fase aguda da doença, de forma que atenda todas as necessidades humanas básicas como a oxigenação/ventilação, circulação, perfusão, conforto e controle da dor, segurança, aspectos psicossociais e espirituais, dentre outras subjetividades de cada indivíduo.