Enunciados de questões e informações de concursos
"Tal como ocorre em relação ao debate sobre pósmodernidade, também em relação ao tema da globalização econômica muitos autores o associam, direta ou indiretamente, a processos ditos 'desterritorialização'. Assim, seria sobretudo por meio das relações econômicas, capitalistas e, mais enfaticamente, no campo financeiro e nas atividades mais diretamente ligadas ao 'ciberespaço', que se dariam os principais mecanismos de destruição de barreiras ou de fixações territoriais definidoras, desde uma percepção geográfica, da chamada globalização econômica".
(HAESBAERT, R. Os dilemas da globalização - fragmentação. ln: HAESBAERT, R. (Org). Globalização e fragmentação do mundo contemporâneo, Niterói: UFF, 2013, p.11-54).
Analise as proposições abaixo quanto às perspectivas da desterritorialização sob o ponto de vista econômico.
I- O capitalismo toyotista ou de acumulação flexível fragilizou as bases territoriais, em especial na lógica locacional das empresas e das relações de trabalho.
lI- O setor financeiro, por meio da tecnologia informacional, superou os entraves da distância nas transações, permitindo a circulação do capital especulativo em tempo real.
IlI- Os novos muros mundo afora ainda possuem pouca eficácia quanto à contenção de milhares de refugiados e imigrantes que se deslocam pelos territórios dos Estados nacionais devido à insegurança e/ou mercado de trabalho.
Assinale a opção correta.