Enunciados de questões e informações de concursos
Considerando a obra “A Sociedade de Risco” de Beck (1998), leia as seguintes afirmativas:
I. A frase propulsora da sociedade de classes é “tenho fome”, enquanto a da sociedade de risco é “tenho medo”.
II. O efeito bumerangue é utilizado como exemplo para demonstrar que os riscos gerados pela classe burguesa também afetam a ela mesma. Isso significa que alguns riscos não fazem distinção de classes sociais, pois podem afetar todos, dependendo de suas especificidades.
III. O problema de obesidade como uma questão de saúde pública indica uma dinâmica diferente da lógica da sociedade de classes, pois essa última opera na lógica da fome.
IV. O caso Chernobyl é um marco para emergência da sociedade de risco, pois cria uma dinâmica de relativa transcendência do risco com relação ao Estado-nação. O que torna complexo o risco é a sua característica da invisibilidade.
V. Um modelo de ciência reflexivo é proposto por Beck, para o enfrentamento dos riscos, o que não implica o abandono da ciência, mas ao mesmo tempo estabelece uma crítica ao modelo positivista de ciência. Assim, o enfrentamento dos riscos é promovido com mais ciência e não com o seu abandono, que é exatamente a noção de ciência reflexiva.
Sobre as afirmativas afirma-se que