Enunciados de questões e informações de concursos
Uma das alternativas utilizadas em substituição aos derivados de petróleo como combustível para diversos dispositivos é o biodiesel, principalmente pela sua emissão reduzida de gases poluentes em comparação aos combustíveis fósseis. O biodiesel é produzido a partir da transesterificação com metanol (ou etanol) de óleos vegetais na presença do catalisador adequado. A reação de transesterificação pode ser realizada utilizando catalisadores homogêneos ou heterogêneos. Na catalização homogênea são utilizados catalisadores ácidos ou básicos. Dentre os catalisadores básicos mais utilizados temos, por exemplo, o hidróxido de potássio. Entretanto, raramente a reação de transesterificação se processa de forma completa e, por conta disso, temos impurezas sendo geradas no processo. Dentre os contaminantes a serem considerados temos água, glicerina, reagentes residuais (álcool e óleo vegetal), além do próprio catalisador utilizado. O potássio presente no catalisador é extremamente importante para a reação, entretanto, sua presença no biodiesel pode formar depósitos dentro do sistema de injeção, provocando a emissão de poluentes.
Fonte: Castilho, M. S.; Stradiotto, N. R.; Determination of potassium ions in biodiesel using a nickel(II) hexacyanoferrate-modified electrode; Talanta 2008, 74, 1630.
Um técnico responsável realizou a a análise potenciométrica para determinar o teor de potássio em um biodiesel. Para isso, inicialmente ele preparou uma solução de potássio 0,500 mol/L, utilizando Sulfato de potássio. A massa necessária para o preparo de 100,00 mL dessa solução é de: