Existem diversas concepções relacionadas a formas diferenciadas de entender e explicar a aquisição da linguagem pela criança. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
De acordo com a teoria sociointeracionista de Vygotsky, os seres humanos são dotados, desde o seu nascimento, de uma disposição inata específica para a linguagem, denominada de gramática universal. Essa disposição se refere ao conjunto de restrições linguísticas, capazes de determinar as formas que as línguas humanas podem possuir, que possibilita a aquisição de uma ou mais línguas pela criança por meio de sua interação com o ambiente linguístico no qual está inserida.
Na teoria construtivista, defendida por Piaget, o desenvolvimento é construído a partir de uma interação entre o desenvolvimento biológico e as aquisições da criança com o meio. Dessa forma, a criança é vista como um ser que constrói ativamente a linguagem.
Na teoria de behaviorista, a aquisição de conhecimentos ocorre pela interação do sujeito com o meio, isto é, o sujeito é interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais e de troca com o meio.
As propostas behavioristas e construtivistas são muito semelhantes, entretanto, para os behavioristas, não será suficiente ter todo o aparato biológico da espécie para realizar uma tarefa se o indivíduo não participar de ambientes e práticas específicas que propiciem essa aprendizagem.