O Brasil ostenta hoje um dos mais altos índices de urbanização que o mundo conhece, superior a 80% segundo o Censo mais recente. Entre outros aspectos, chama atenção a rapidez com que se deu o processo de transformação de uma sociedade tradicionalmente rural em urbana. A respeito desse processo, assinale a opção correta.
Há consenso de que a urbanização foi decisiva para a eliminação do quadro de desigualdade regional e social que historicamente caracterizou o Brasil, fenômeno que se explica pela expansão das oportunidades de emprego e de educação nas cidades.
A urbanização do Brasil contemporâneo fugiu ao modelo característico do chamado Terceiro Mundo, pois que assentado no planejamento e, no geral, atento às necessidades de saneamento básico e de infra-estrutura de transporte, moradia e de educação, apesar de deficiências pontuais na área de saúde pública.
Passada a fase inicial, quando surgiram algumas poucas metrópoles, com São Paulo e Rio de Janeiro à frente, o atual cenário urbano brasileiro caracteriza-se pela concentração populacional nas capitais e pelo esvaziamento demográfico e econômico das cidades localizadas no interior.
Diferentemente do ocorrido na maioria dos países, a urbanização brasileira se deu independentemente de transformações econômicas, isto é, malgrado a persistência da base econômica assentada no campo, as cidades se multiplicaram e cresceram em face do êxodo rural.