Entre 1945 e 1964, o Brasil conheceu difícil e complexa experiência democrática, cujo epílogo foi o golpe de estado que derrubou o governo Goulart. Após duas décadas de regime autoritário, inicia-se nova fase democrática que tem na Constituição de 1988 seu marco jurídico-político. Relativamente à trajetória histórica do Brasil contemporâneo, assinale a opção correta.
A queda de João Goulart, em 1964, deveu-se, antes de tudo, à intransigência do presidente em se recusar a promover as reformas de que o país carecia, as denominadas Reformas de Base, tese defendida pelas Forças Armadas.
De Castelo Branco a João Figueiredo, o regime militar pautou-se pela continuidade e pela integral uniformidade de projetos e de ações, tanto no plano da política interna quanto no das relações exteriores.
A eleição direta que consagrou a trajetória do experiente político mineiro Tancredo Neves assinalou o fim do regime militar, com a reabertura do Congresso Nacional e a decretação da anistia.
Definida como "Constituição cidadã" por Ulysses Guimarães, a Carta de 1988 completa 20 anos tendo sofrido diversas modificações, inclusive a que permite a reeleição para cargos executivos.