Enunciados de questões e informações de concursos
As indicações para o Nobel de Literatura
A Academia Sueca anunciou que a polonesa Olga Tokarczuk e o austríaco Peter Handke ganharam, respectivamente, os Prêmios Nobel de Literatura de 2018 e 2019. O anúncio do prêmio de 2018 havia sido adiado após 18 mulheres relatarem terem sido estupradas pelo fotógrafo francês Jean-Claude Arnault, casado com uma das integrantes da Academia (o casal também vazou o nome dos vencedores do Nobel a casas de apostas de Paris em mais de uma ocasião). Arnault está preso.
Após o escândalo, a Academia Sueca não só reformou seus quadros como prometeu premiar com menos frequência homens da Europa Ocidental, que evidentemente são a maioria dos laureados desde a instituição do Nobel, em 1901. Isso explica, em parte, __________ a medalha de 2018 foi para a polonesa Olga Tokarczuk, que é best seller no leste europeu, vencendo o prestigiado prêmio Booker britânico com seu sexto livro e dando alfinetadas frequentes na política de seu País natal.
Por sua vez, o vencedor de 2019, Peter Handke, é um austríaco veterano do meio literário, que já fez __________ no teatro e no cinema e colaborou com nomes como Wim Wenders. Ele também é polêmico: foi apoiador incondicional (e chegou a discursar no funeral) do ex-presidente sérvio Slobodan Milosevic, que morreu na prisão após ordenar o genocídio de mais de 8 mil bósnios de religião muçulmana em 1995.
É difícil saber se algum autor brasileiro contemporâneo foi considerado para as láureas deste ano. Os suecos só liberam a lista de indicados (e quantos votos cada indicado recebeu) meio século após a entrega da medalha.
https://super.abril.com.br/cultura/... - adaptado.
Com base no texto, analisar os itens abaixo:
I. Um dos motivos para a polonesa Olga Tokarczuk ter ganhado o Nobel de 2018 é devido ao fato de a Academia Sueca ter se comprometido a premiar menos homens do Oeste Europeu.
II. Conforme regras da Academia Sueca, os ganhadores das medalhas são divulgados logo após a liberação da lista de indicados.