Uma técnica comum em sistemas operacionais para o gerenciamento de periféricos, como impressoras, é chamada de spooling. Essa técnica é caracterizada por:
um programa chamado spooler mantém uma fila de tarefas para o periférico, obtidas de aplicações, e o alimenta com os dados necessários de acordo sua velocidade de trabalho, liberando as aplicações para outras tarefas.
ser uma técnica bastante geral, adequada para o gerenciamento de qualquer periférico por parte do sistema operacional, e ocorre por meio de um programa chamado spooler.
fornecer acesso a periféricos para aplicações por meio do mapeamento de endereços memória. A aplicação que deseja acessar um certo periférico passa então a ler/escrever nesses endereços para comunicação direta com o periférico. O spooler é o programa do sistema operacional que efetua e gerencia esse mapeamento.
quando o periférico precisa receber ou enviar dados, ele gera uma interrupção. O processador entra em uma rotina de processamento da interrupção, comunica o driver do periférico, que gera um evento para aplicação que solicitou o acesso ao periférico.