Acerca de processamento de transações, controle de concorrência e recuperação, pode-se afirmar que:
a transação em bloqueio de duas fases é dividida em fase de crescimento ou expansão, onde novos bloqueios podem ser adquiridos, e a de encolhimento, onde os bloqueios ficam retidos.
a propriedade de durabilidade da transação significa que as mudanças aplicadas ao banco de dados pelas transações confirmadas precisam persistir e não devem ser perdidas por qualquer falha.
se uma transação for executada do início ao fim sem a interferência de outras transações e o banco de dados mantiver seu estado consistente antes e depois da sua execução, é uma característica da sua propriedade de isolamento.
durante a execução de uma transação, podem ocorrer falhas por diversos motivos impactando diretamente o resultado final de sua execução, contudo, é possível recuperar o estado do banco de dados abortando aquela transação executada mesmo com sua confirmação.