Enunciados de questões e informações de concursos
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA – tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_05.asp
A partir de seus conhecimentos sobre a CIPA e com base no texto, é correto afirmar que são atribuições dessa comissão,
I) identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria, onde houver, do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
II) divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como cláusulas de acordos e convenções coletivas de trabalho, relativas à segurança e saúde no trabalho.
III) promover, de dez em dez anos, em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT.
IV) identificar situações que venham a trazer riscos para a segurança dos trabalhadores, não podendo, entretanto, participar da análise das causas das doenças e acidentes de trabalho, bem como propor medidas de solução dos problemas identificados.
Estão corretas apenas as afirmativas