Enunciados de questões e informações de concursos

A guerra é a política destituída de metáfora, o momento em que os agentes abrem mão da mediação discursiva e optam pelo ato físico de dominar. A despeito do controle das riquezas materiais e de todos os sentidos simbólicos, a realização do fenômeno militar é, no fim, a imposição do poder de um grupo sobre outro.


A Segunda Guerra Mundial cujo fim no cenário europeu aconteceu há 70 anos levou a 5 vontade de dominação a feições arquetípicas. Desde fins do século XIX desenvolvia-se o capitalismo industrial, com a aparente vitória da direita liberal nos planos econômico e político. Mas, nas primeiras décadas do século seguinte a receita ampliou a miséria, terreno prenhe no qual brotaram ideologias de extrema-direita: o fascismo italiano e o nazismo alemão - que se configuraram em planejamento sistemático de expansão armada, controle absoluto das 10 massas trabalhadoras e extermínio físico das oposições.


Resultado de um programa gestado no espectro político hegemônico no Ocidente, o relâmpago nazista, que se pôs à mostra na década de 1930, partia de lugares ideológicos tão reconhecíveis que custou a encontrar oposição verdadeira. Hitler, Mussolini e seus aliados só enfrentaram duas resistências cerradas: outras potências imperiais quando se viram 15 confrontadas, e os milhões de combatentes informais, que compuseram a grande barreira ideológica ao projeto nazista de aniquilação, como se pode ler no artigo de Chico Teixeira.


Em um mundo que já viveu O Horror, o anteparo à tragédia política - seja aquela aberta da guerra formal, seja a velada como os 50 mil homicídios dolosos anuais no Brasil - é o exercício diário da consciência, da percepção da injustiça presente no ato corriqueiro, que é 20 permitir, sejam quais forem as circunstâncias, a dominação de outrem.


ELIAS, Rodrigo. Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 10, No. 116, maio de 2015, p. 5.

 

Assinale a alternativa em que se reconhece marca de opinião do autor com função argumentativa.


Outras questões do mesmo concurso: UFU / Tec (UFU) / 2016 / Laboratório / Análises Clínicas


Questões comentadas
Questões sem comentário
1ª Etapa - Prova Objetiva - Conhecimentos Básicos

1ª Etapa - Prova Objetiva - Conhecimentos Específicos

apa - Prova Objetiva - Conhecimentos Básicos

spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.