Enunciados de questões e informações de concursos

A qualquer preço


Os europeus conheciam a África desde o início da expansão marítima, principalmente Portugal que tinha Angola e Moçambique como colônias. Na primeira metade do século 15, eles construíram portos e promoveram algumas benfeitorias em seus enclaves no litoral oeste africano. Não existia nenhuma organização política nas colônias portuguesas, exceto em algumas áreas portuárias onde haviam tratados com 5 o propósito único de assegurar os direitos dos traficantes de escravos.


Havia também a obtenção de pedras, metais preciosos e especiarias, itens subtraídos do continente pelos sistemas de captura, pilhagem e de escambo. O método predador foi decisivo para o abandono da agricultura e o atraso no desenvolvimento manufatureiro dos países africanos. Além de trazer doenças, os europeus impuseram 10 sua religião, escravizaram o povo e destruíram as relações culturais existentes entre os nativos. Mas isso foi só o começo.


A partir de meados do século 16, ingleses, franceses e holandeses expulsaram os portugueses das melhores zonas costeiras para o comércio de escravos. O plano da Inglaterra, por exemplo, era controlar os territórios que iam do Egito ao Cabo, subindo 15 desde a África do Sul, que já lhe pertencia, incluindo a Rodésia, Uganda e Quênia. Para consolidar seu domínio, eles travaram uma guerra que dizimou a tribo dos zulus, cujas terras eram ricas em diamantes.


No final do século 18 e meados do século 19, os ingleses assumiram a liderança da colonização africana, combatendo a escravidão, já menos lucrativa, e direcionando 20 o comércio para a exportação de ouro, marfim e animais. Implantaram um sistema administrativo fortemente centralizado na mão de colonos brancos ou representantes da Coroa inglesa - o Apartheid é um reflexo expressivo dessa política.


No fim do século 19 e início do século 20, a expansão do capitalismo industrial forçou o neocolonialismo naquele continente e outras potências ávidas por riquezas 25 surgiram, como Bélgica, Itália e Alemanha - este, o último país europeu a participar da corrida imperialista. O Chanceler Otto von Bismarck, primeiro-ministro alemão, conseguiu reunir na conferência de Berlim (1884-1885), as principais potências imperialistas, com objetivo de ordenar a partilha da África. As regras de ocupação foram uma coisa vergonhosa. A divisão não respeitou, nem a história, nem as relações étnicas 30 e nem mesmo familiares dos povos do continente. A Alemanha, país anfitrião, passou a administrar o sudoeste africano (atual Namíbia) e o Tanganhica. Outros países saíram contemplados: Grã-Bretanha, França, Espanha, Itália, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Suécia. Áustria-Hungria, Império Otomano.


A colonização, na medida em que representa a ocidentalização do mundo 35 africano, suprimiu as estruturas tradicionais locais e deixou um vazio cultural de difícil reversão. Tirou-se tudo da África! Mais do que riquezas, a alma de um continente foi vilipendiada. Haverá perdão para isso? Só o tempo dirá ...


Valter Costa
Leituras da História, ano VI, ed. 79, p. 5,26 de janeiro de 2015

 

Considere as afirmativas a respeito das formas verbais em destaque.


I. “Os europeus conheciam a África desde o início da expansão marítima [...]. ” – o tempo verbal está sendo utilizado para expressar um fato permanente.


II. “[...] os europeus impuseram sua religião, escravizaram o povo e destruíram as relações culturais existentes entre os nativos. ” – O tempo verbal está sendo empregado para indicar um fato já concluído no passado.


III. “[...] o Apartheid é um reflexo expressivo dessa política. ” - O tempo verbal está sendo empregado como uma forma polida de presente.


IV. “Só o tempo dirá. ” - O tempo verbal está sendo empregado para indicar um fato provável, posterior ao momento em que se fala.


Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.


Outras questões do mesmo concurso: UFU / Cen (UFU) / 2016


Questões comentadas
Questões sem comentário
1ª Etapa - Prova Objetiva - Conhecimentos Básicos

1ª Etapa - Prova Objetiva - Conhecimentos Específicos

spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.