Enunciados de questões e informações de concursos
Mata que se regenera é arma contra aquecimento global, diz estudo
Reinaldo José Lopes
As florestas do Brasil e de outros países tropicais das Américas são bem mais duronas do que sonham os usuários de ________: é o que revela uma equipe internacional de cientistas num estudo que acaba de ser publicado. Em áreas abandonadas após o desmatamento e o uso agropecuário, a mata costuma voltar com tudo, sugando CO2 (principal gás causador do aquecimento global) numa velocidade 11 vezes superior ........ de uma floresta que nunca tenha sido derrubada.
Trata-se de um excelente argumento para valorizar as capoeiras, como são conhecidas no Brasil essas matas em fase de ____________. Para ajudar no esforço global contra as mudanças climáticas, um caminho simples e barato seria simplesmente permitir que tais florestas
embrionárias se regenerassem naturalmente em áreas degradadas – além, é claro, de evitar mais desmatamento. "Pesquisadores como o alemão Manfred Denich já falavam da vitalidade das capoeiras, e é algo que víamos em estudos isolados faz tempo", declarou à Folha de São Paulo uma das coautoras do estudo, Ima Célia Vieira, do Museu Paraense Emilio Goeldi. "Agora, nós demonstramos isso com uma análise mais ampla das áreas tropicais do continente americano", diz ela.
Os dados avaliados pelos pesquisadores vieram de 45 regiões das Américas, do México à Bolívia, incluindo vários locais na Amazônia, na mata atlântica e na caatinga brasileiras. A metodologia adotada pela equipe não poderia ser mais simples: somando as amostragens das 45 regiões, foram estudados cerca de 1.500 trechos de mata em fase de renascimento. Em cada um deles, todas as árvores com tronco cujo diâmetro alcançava no mínimo 5 cm foram medidas e identificadas. A partir daí, o grupo usou equações para estimar o total de biomassa (ou seja, a matéria vegetal) das capoeiras. Com isso, dá para saber também quanto CO2 as plantas retiraram da atmosfera, já que elas usam os componentes do gás como matéria-prima para seu crescimento. Finalmente, o grupo usou dados sobre disponibilidade de água, qualidade do solo e cobertura florestal em cada região para estimar o quanto essas variáveis influenciam ......... recuperação da mata ao longo do tempo.
Após 20 anos de crescimento, em média, as chamadas florestas secundárias (ou seja, que se regeneram após o desmatamento) já alcançavam as taxas elevadíssimas de absorção de gás carbônico. Só após quase 70 anos de crescimento, no entanto, é que elas atingiam uma biomassa equivalente a 90% de uma floresta primária (ou seja, "madura", que ficou séculos ou milênios sem ser derrubada). Portanto, em vez de gastos e dor de cabeça com tentativas de plantar mudas de espécies nativas em áreas degradadas, talvez a abordagem mais sensata seja simplesmente deixar que a natureza faça seu trabalho, diz Robin Chazdon, pesquisadora da Universidade de Connecticut (EUA) que é uma das coordenadoras do grupo. "Em muitos casos, você não precisa plantar uma única semente", resume ela.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2016/02/1741366
-com-urbanizacao-bichossilvestres- invadem-e-se-adaptam-as-cidades.shtml (Texto adaptado especialmente para esta prova.)
Das seguintes palavras retiradas do texto, assinale a que NÃO pertence à mesma classe gramatical que as demais.