Enunciados de questões e informações de concursos
Paciente do sexo feminino, 35 anos admitida no Pronto Socorro por trauma automobilístico. Solicitado transfusão de concentrado de hemácias (CH) três unidades. Exames pré-transfusionais: O RhD positivo; pesquisa de anticorpo irregular (PAI) negativo, prova de compatibilidade negativa.
Durante infusão do terceiro CH (aproximadamente 100 mL) paciente apresentou sensação de mal estar, tremores, febre e calafrios. Coletado novas amostras e encaminhadas a Agência transfusional/Banco de Sangue. Na investigação imuno-hematológica não foi detectado discrepância entre as amostras pré e pós transfusionais, o fenótipo ABO/RhD das bolsas e do paciente são concordantes e nenhum alo-anticorpo contra antígenos eritrocitário foi identificado após realizar o PAI com diferentes reagentes eritrocitário e diferentes meios potencializadores de reação (papaína, LISS e PEG). A prova de compatibilidade foi compatível. Com relação à investigação das causas da reação transfusional, analise as condutas abaixo:
I. Pelo sintomas de reação febril podemos descartas a contaminação bacteriana do CH.
II. Averiguar possibilidade de hemólise mecânica causada por compressão inadequada da bolsa para infusão rápida.
III. Verificar se o CH foi aquecido em equipamento sem controle térmico, o que pode ser responsável por lise de células.
IV. Investigar as condições de transporte e/ou conservação do CH.
São corretas apenas: