Enunciados de questões e informações de concursos

Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer do Mato Grosso
Questão 1 de 1
Assunto: Paralelismo

Alguns recursos linguísticos são extremamente relevantes para a construção e composição textual. O paralelismo sintático e semântico é um destes recursos. Construir um texto com clareza, coesão e coerência não é uma tarefa tão simples a ser executada. A respeito dos recursos acima, considere:

 

I. O termo paralelismo corresponde a uma relação de equivalência, por semelhança ou contraste, entre dois ou mais elementos. É um recurso responsável por uma boa progressão textual.

II. Os conectivos são importantes marcadores textuais para ajudar a identificar as estruturas que devem permanecer em relação de equivalência.

III. No enunciado ‘Durante as quartas de final, o time do Brasil vai enfrentar a seleção da Holanda.’  não há quebra de paralelismo. 

IV. O enunciado ‘Se eles comparecessem à reunião, ficaremos muito agradecidos.’ tem um problema de paralelismo verbal.

V. “não só... mas (como) também” são conectivos que auxiliam no estabelecimento do paralelismo.

 

Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.