Enunciados de questões e informações de concursos

A questão baseia no texto apresentado abaixo.

 

A arte de fazer crônicas

 

“A crônica não é um gênero maior” já escreveu Antônio Cândido. Graças a Deus, completou o próprio crítico, porque, “sendo assim, ela fica perto de nós”. Na sua despretensão, humaniza. Fruto do jornal, onde aparece entre notícias efêmeras, a crônica é um gênero literário que se caracteriza por estar perto do dia a dia, seja nos temas, ligados à vida cotidiana, seja na linguagem despojada e coloquial do jornalismo. Mais do que isso, surge inesperadamente, como um instante de alívio para o leitor fatigado com a frieza da objetividade jornalística.

   De extensão limitada, essa pausa se caracteriza exatamente por ir contra as tendências fundamentais do meio em que aparece – o jornal diário. Se a notícia deve ser sempre objetiva e impessoal, a crônica é subjetiva e pessoal. Se o jornal é frio, na crônica estabelece-se uma atmosfera de intimidade entre o leitor e o cronista, que refere experiências pessoais ou expende juízos originais acerca dos fatos versados. A crônica não é, portanto, apenas filha do jornal. Trata-se do antídoto que o próprio jornal produz. Só nele pode sobreviver, porque se nutre exatamente do caráter antiliterário do jornalismo diário.

   O leitor pressuposto da crônica é urbano e, em princípio, um leitor de jornal ou de revista. A preocupação com esse leitor é que faz com que, entre os assuntos tratados, o cronista dê maior atenção aos problemas do modo de vida urbano, do mundo contemporâneo, dos pequenos acontecimentos do dia a dia comuns nas grandes cidades. Por esse motivo, é uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e, por muitas vezes, se identifica com as ações tomadas pelas personagens.

 

NISKIER, A. Disponível em: Acesso em 12/11/2017. [Adaptado]

 

Considere os excertos extraídos do texto.

 

1. Fruto do jornal, onde aparece entre notícias efêmeras, a crônica é um gênero literário… (1°  parágrafo)

2. A crônica não é, portanto, apenas filha do jornal. (2°  parágrafo)

 

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).

( ) Em 1, a palavra “onde” é um pronome relativo, que tem como antecedente o substantivo “jornal” e desempenha a função sintática de adjunto adverbial de lugar.

( ) Em 1, “onde aparece entre notícias efêmeras” é uma oração subordinada adjetiva restritiva.

( ) Em 2, o conector “portanto” expressa uma ideia de conclusão, em relação ao conteúdo do contexto precedente (2° parágrafo).

( ) Em 2, o conector “portanto” pode ser substituído por “pois” sem prejuízo de significado e sem ferir a norma culta da língua escrita.

 

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.