Enunciados de questões e informações de concursos
Orvalho
Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
O orvalho é o resultado da condensação de vapores d’água presentes no ar, em forma de gotículas, quando entram em contato com superfícies cuja temperatura está mais baixa (abaixo do ponto de orvalho). Dessa forma, as gotas de água no solo e em objetos próximos a ele, na grama e nas plantas em geral, vistas pela manhã e presentes mesmo quando não choveu à noite, são uma deposição, e não uma precipitação.
Citemos um exemplo que ajuda a compreender esse fenômeno: pegue um copo, coloque dentro dele uma boa quantidade de gelo e aguarde alguns instantes. A formação de gotas de água do lado de fora desse recipiente segue o mesmo princípio do orvalho. Quando respiramos em frente a um vidro ou espelho, algo semelhante acontece, já que o ar que sai de nosso pulmão contém vapor de água e é mais quente do que tais superfícies.
No inverno, época em que a umidade costuma aumentar e a temperatura tende a baixar muito, o vapor de água pode se cristalizar, formando gelo, como se tivesse nevado. Entretanto, tal como orvalho, as geadas não caem do céu.
Adaptado de:
<http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/orvalho.htm>
Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam pelo menos um encontro consonantal: