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Em Atenas, a base da democracia era a igualdade de todos os cidadãos. Igualdade perante a lei (isonomia) e igualdade de poder se pronunciar na assembléia (isagoria), quer dizer, direito à palavra. Essas duas liberdades eram os pilares do regime, estendidos a ricos e pobres, a nobres e plebeus. Na democracia ateniense, o sistema de sorteio evitava, em parte, a formação de uma classe de políticos profissionais que atuassem de uma maneira separada do povo, procurando fazer que qualquer um se sentisse apto a manejar os assuntos públicos, eliminando-se a alienação política dos indivíduos.

 

Procurava-se, com o exercício direto da participação, tornar o público coisa privada. Sob o ponto de vista grego, o cidadão que se negasse a participar dos assuntos públicos, em nome da sua privacidade, era moralmente condenado.

 

Internet: <http://educaterra.terra.com.br/voltaire/política/democracia2.htm>. Acesso em 16/7/2004 (com adaptações).

 

Considerando o texto acima, julgue o seguinte item.

 

Preservam-se a correção gramatical e a idéia de hipótese ou possibilidade do texto ao se substituir “atuassem” e “sentisse” por atuavam e sinta, respectivamente.



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