Enunciados de questões e informações de concursos
'EUA e Brasil têm os mesmos objetivos', avalia Hillary em relação ao Irã
A secretária de estado americana, Hillary Clinton, evitou nesta quarta-feira discordar da postura brasileira diante do enriquecimento de urânio no Irã. Depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter dito pela manhã que "não é prudente colocar o Irã contra a parede", a secretária insistiu que Brasil e Estados Unidos têm objetivos comuns no tema - apesar de descartar mais tentativas de negociações e apostar na sanção internacional.
Questionada sobre qual é a posição dos Estados Unidos em relação à forma como o Brasil tem tratado a questão do enriquecimento de urânio no Irã, Hillary disse que não há divergência. "Nenhum dos dois quer ver o Irã ter armas nucleares", disse a secretária, salientando que ambos concordam que a via diplomática é preferível. "Mas o presidente dos EUA, Barack Obama, tem tentado se aproximar dos iranianos no último ano e não tem sido recíproco".
Segundo Hillary, "o momento da ação internacional é agora", com a função de mostrar para o Irã que haverá consequências no caso de violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).
"O Brasil acredita que ainda tem espaço para negociação. Nós acreditamos que a boa fé do Irã em relação às negociações seria muito bem-vinda na comunidade internacional", prosseguiu. "A porta está aberta para negociação, mas não vemos ninguém andando nessa direção".
Antes da fala da americana, o ministro brasileiro das Relações Internacionais, Celso Amorim, reforçou a postura do Brasil em relação ao tema. "Não se trata de o Brasil se curvar a um consenso. As questões internacionais não são discutidas dessa maneira, com esse tipo de pressão. Cada país tem que pensar com sua própria cabeça", afirmou Amorim. "Nossos objetivos são idênticos. A questão é saber qual é o melhor caminho para se chegar lá".
Texto adaptado de <http://veja.abril.com.br/noticia/brasil2/euabrasil-tem-mesmos-objetivos-avalia-hillary-relacao-ao-ira-537446.shtml>. Acesso em 03 mar 2010.
Em “’... com a função de mostrar para o Irã que haverá consequências...’”, o sujeito da forma verbal destacada é