Enunciados de questões e informações de concursos
Foi encontrado um cadáver boiando em um córrego nas adjacências de um centro urbano. Poucos vestígios foram encontrados em seu corpo devido ao avançado estado de putrefação. Surgiu, então, a dúvida sobre a causa da morte ter sido por afogamento ou se o local foi apenas usado para a desova do cadáver. Para dirimir a dúvida nesse caso, é possível analisar a presença de sinais específicos durante a necropsia.
A respeito desse assunto, relacione os epônimos às suas respectivas definições e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Sinal de Lúcio.
2. Sinal de Beecher.
3. Sinal de Montalti.
4. Sinal de Tardieu.
5. Sinal de Paltauf.
( ) É um fenômeno observado em casos de morte por afogamento. Esse sinal consiste na presença de espuma fluida e espumosa saindo pelas vias respiratórias, como nariz e boca, e é considerado uma evidência de que a vítima estava viva quando ocorreu a submersão.
( ) Está presente em indivíduos que inalaram fumaça, partículas de fuligem ou cinzas, o que pode ser crucial na determinação da causa da morte em casos de incêndio.
( ) Consiste em manchas subpleurais de cor vermelha ou rosa claro, observadas nos pulmões de vítimas de afogamento.
( ) É comumente encontrado nos casos de asfixia mecânica; os pulmões ficam com pequenas manchas avermelhadas (hemorrágicas) que decorrem da alta pressão arterial provocada pelo aumento da concentração de gás carbônico no sangue.
( ) É observado em casos de morte por enforcamento e consiste na presença de sangue escuro e fluido nas veias do pescoço e da cabeça.